(19) 3491-1218 / (19) 99129-4849

CONSULTAS BOA VISTA SCPC - Área exclusiva aos associados

CÓDIGO    SENHA   

Credor sumiu, o que fazer?

Como limpar meu nome se o credor sumiu?
Não poder pagar a dívida por não conseguir achar o credor (empresa para a qual está devendo) é uma situação que deixa muitos consumidores sem saber o que fazer, já que ficam impossibilitados de saírem do vermelho.

Se esta é a sua situação atual, a Boa Vista indica alguns caminhos para que você localize o credor, consiga renegociar a sua dívida e volte ao azul o quanto antes.

Na Boa Vista SCPC
Se a dívida está registrada na Boa Vista SCPC, você pode entrar em contato com a gente, apresentando seus dados pessoais (vide condições para acesso) e o nome do credor. Assim, poderemos informar os dados de contato do credor que temos em nosso cadastro.

Junta Comercial
Outra possibilidade para localizar a empresa é procurar a Junta Comercial da cidade e solicitar o endereço, nome do proprietário e os contatos, já que se tratam de dados públicos.

Tendo esses dados em mãos, é preciso procurar o empresário, fazer o pagamento da dívida e pegar o comprovante de pagamento.

Juizado Especial Cível
Às vezes, a empresa com a qual o consumidor tem uma dívida pode ter decretado falência ou encerrado suas atividades. Nesses casos, o consumidor deve entrar com uma “ação de consignação em pagamento” (depósito judicial do valor da dívida com correção monetária a contar da data de vencimento) no Juizado Especial Cível. Para esta ação é imprescindível demonstrar que não foi possível encontrar o credor.

O juiz, então, determinará que o devedor faça o pagamento da dívida em juízo e emitirá uma autorização determinando aos órgãos de proteção ao crédito a retirarem o CPF do consumidor da lista de inadimplentes.

Protesto
Se a dívida tiver sido protestada, o consumidor deve solicitar uma Certidão de Protesto no Cartório (pode ser online).

No documento devem constar as informações do credor. O próximo passo é ir à Junta Comercial e solicitar o número de telefone e endereço do proprietário ou sócio para pagar a dívida.

Se não conseguir falar com o credor, o passo seguinte é procurar o Juizado Especial Cível e entrar com “ação de consignação em pagamento”.

Cheque
O primeiro passo é solicitar ao banco a microfilmagem e o histórico do cheque. Assim será possível saber na conta de quem ele foi depositado. Procure então o banco de quem depositou e peça um telefone de contato ou endereço.

Se conseguir localizar a empresa (ou pessoa) que o depositou, faça o pagamento e resgate o cheque para apresentá-lo ao banco. Será cobrada uma taxa. Se a empresa não tiver mais o cheque, solicite uma declaração (por escrito) de pagamento, com todos os dados do cheque e de quem o recebeu. Ela precisa ser assinada e reconhecida em cartório.

Neste caso precisa também da certidão negativa dos Cartórios da localidade da emissão do cheque, além de verificar demais requisitos exigidos pelo banco.

Se você não conseguir encontrar quem está com o cheque, o caminho é pegar a microfilmagem e o histórico do cheque e entrar no Juizado Especial Cível com uma “ação de consignação em pagamento” do cheque.

Contratar advogado
Caso ainda tenha alguma dúvida ou não teve sucesso nas demais tentativas, procure sempre um advogado para que ele possa lhe orientar sobre os caminhos a serem seguidos.



<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de Capivari
Rua Barão do Rio Branco, 953 - Pão de Açúcar | Capivari/SP - 13360-000 - acic@acicap.com.br
Imagem Imagem