São Paulo, 5 de outubro de 2016. A expectativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para as vendas do Dia das Crianças neste ano, na capital paulista, é de um recuo de aproximadamente 5% na comparação com 2015.
“A situação da economia continua muito difícil, com o desemprego em alta e a renda do consumidor comprimida. Mas esse desempenho, se confirmado, evidenciará que as vendas estão caindo menos. Ou seja, é uma melhora para o varejo, embora o resultado ainda não fique no campo positivo”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Ele frisa que a contração de 5% é inferior às quedas mensais registradas pelos Balanços de Vendas da ACSP em 2016, de uma forma geral (ver histórico abaixo).
“Como de costume, devem predominar os brinquedos, roupas e calçados, mas haverá avanço dos produtos eletrônicos. As lojas estão liquidando os estoques, o que vimos também nas outras datas comemorativas. E são promoções maiores do que nos anos anteriores, já que está mais difícil vender, diante da conjuntura”, finaliza Burti
Balanço de Vendas/ACSP/2016*
Janeiro |
-18,4% |
Fevereiro |
-8,6% |
Março |
-14,5% |
Abril |
-8,4% |
Maio |
-13,9% |
Junho |
-1,5% |
Julho |
-9,7% |
Agosto |
-5,3% |
Setembro |
-7,8% |
*sobre mesmo período de 2015
Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa ACSP
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 121 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.