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Após 3 meses de melhora, confiança do brasileiro fica estável em novembro, diz Associação Comercial de SP

 

São Paulo, 25 de novembro de 2016. A confiança do consumidor brasileiro ficou estável em patamar baixo em novembro, segundo o Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A pesquisa registrou 77 pontos, contra 78 em outubro. A oscilação foi dentro da marguem de erro, que é de três pontos.

O resultado interrompe uma trajetória de melhora da confiança do consumidor nos últimos três meses no Brasil – o INC marcou 68 pontos em agosto, 74 em setembro e 78 em outubro. A pesquisa foi feita entre os dias 1º e 13 de novembro.

“O INC parou de subir e isso é um sinal de que o consumidor está cauteloso e em compasso de espera, tentando ajustar seu orçamento”, avalia o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti.

O índice varia entre zero e 200 pontos, sendo que o intervalo entre zero e 100 é o campo do pessimismo e, de 100 a 200, do otimismo.

Presente e futuro

Um dos componentes que integram o INC revela ligeira melhora na visão dos brasileiros quanto à sua situação financeira atual. Na pesquisa de novembro, 52% apontaram como ruim a situação, ao passo que em outubro eram 56%. “Isso não é decorrente da situação da economia, que não melhorou, mas sim do fato de o consumidor aguardar um sinal de melhora e, ao mesmo tempo, evitar assumir novos compromissos - ele está procurando ficar em dia com as dívidas já existentes”, diz Alencar Burti.

Os inseguros no emprego hoje são 51% - mesma parcela do mês anterior. Como reflexo dos níveis recordes de desemprego, os entrevistados de novembro conhecem uma média de 5,94 pessoas que foram demitidas, contra 6,11 em outubro, quando foi o mais alto número da séria histórica do INC, com início em 2005.

A pesquisa revela também que os consumidores evitam compras de bens duráveis (ver tabela “Situação, emprego e consumo”).

Regiões

Com 97 pontos em novembro – seis a mais do que em outubro - o Sul se aproxima do campo neutro do INC (100 pontos). A melhora vem do agronegócio e da perspectiva de recorde para a próxima safra.

O mesmo fator impulsionou a confiança de quem mora no Norte e no Centro-Oeste: esse grupo de regiões apresentou INC de 92 pontos (86 em outubro).

No Sudeste, a confiança caiu quatro pontos na passagem de outubro para novembro e ficou em 70 pontos.

No Nordeste, diminuiu de 72 pontos em outubro para 68 em novembro, provavelmente pela seca.

Nas regiões metropolitanas analisadas pelo INC, a queda da inflação de alimentos pode ter ajudado no salto de 11 pontos na passagem de outubro (48) para novembro (59). No interior do País e nas capitais a confiança ficou estável em 84 pontos e em 72, respectivamente.

O Instituto realizou entrevistas pessoais e domiciliares em todas as regiões brasileiras, com base em amostra probabilística e representativa da população brasileira de áreas urbanas de acordo com dados oficiais do IBGE (Censo 2010 e PNAD 2014).

 

Mais informações:

Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287 

 

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 121 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 



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