Aumento médio de 14% sobre 1ª quinzena de fevereiro foi influenciado por efeito-calendário (1 dia útil a mais) e base fraca de comparação (Carnaval); “Não é possível dizer, ainda, que o mês de março fechará no azul”, diz presidente da Associação Comercial de SP
São Paulo, 16 de março de 2016. O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou um aumento médio de 14% no movimento das vendas no varejo paulistano na primeira quinzena de março na comparação com a primeira quinzena de fevereiro.
Para Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP), o resultado é atípico e explicado por fatores circunstanciais – e não por uma melhora efetiva no desempenho do comércio.
“Esses números foram influenciados pelo efeito-calendário, já que a primeira quinzena de março teve um dia útil a mais, e pela base fraca de comparação, pois fevereiro contou com o Carnaval, que esvazia o comércio da cidade. Trata-se, portanto, de uma fotografia do momento. Não é possível dizer, ainda, que o mês de março fechará no azul”, diz o presidente da ACSP.
Separadamente, houve um aumento de 28,9% nas transações a prazo - puxado pelo setor de móveis e eletrodomésticos - e uma leve retração de 0,9% nas vendas à vista (vestuário, calçados e adereços).
Comparação anual
Na comparação com a primeira quinzena de março de 2015 (que teve um dia útil a menos), os resultados do Balanço de Vendas da ACSP indicam uma queda média de 8,85%. Os recuos foram de 3,3% nas comercializações a prazo e de 14,4% nas vendas à vista.
Segundo Burti, não é possível fazer projeções para os próximos meses, uma vez que existem várias incertezas nos cenários político e econômico.
Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3225 / (11) 97497-0287
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 121 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.