(19) 3491-1218 / (19) 99129-4849

CONSULTAS BOA VISTA SCPC - Área exclusiva aos associados

CÓDIGO    SENHA   

Com alta de 3,1% em julho, varejo de SP tem melhor desempenho do ano, aponta Associação Comercial

São Paulo, 2 de agosto de 2017. As vendas do varejo paulistano encerraram julho com a maior alta mensal de 2017, registrando crescimento médio de 3,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

As médias mensais deste ano foram: janeiro (-5%), fevereiro (-6,6%), março (-0,3%), abril (-7,5%), maio (0,9%) e junho (1,2%), seguindo a mesma base de comparação.

“Em julho, o comércio paulistano foi impulsionado pela procura por roupas e itens de inverno e pelo período de férias escolares, que movimentou os ramos de alimentação, entretenimento e lazer na cidade”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo). Segundo ele, a base fraca do ano passado e os saques do FGTS contribuíram para o resultado.  

À vista e a prazo

As vendas à vista subiram 1,5% sobre julho de 2016 “em função das liquidações, que começaram já na segunda quinzena do mês”, explica o presidente da ACSP. Na modalidade a prazo, foi registrada alta de 4,6% na mesma base de comparação, refletindo o aumento das vendas de bens duráveis, eletroportáteis e TVs (devido ao fim do sistema analógico).

Acumulado

De janeiro a julho, as vendas do varejo de SP acumularam queda média de 1,9% frente a igual período de 2016. Já no balanço de junho, a retração média do período acumulado (janeiro a junho) foi de 2,7%. Para Burti, isso sugere que “as retrações devem continuar a perder força e seguir na direção da estabilidade até o fim do ano”. Ele alerta que, por outro lado, é preciso ter cautela porque não se poderá mais contar com o efeito positivo do FGTS e a alta dos combustíveis deve gerar um efeito negativo sobre o comércio.

Variação mensal   

Na comparação com junho, as vendas a prazo e à vista apresentaram quedas sazonais de 2,6% e 2,5% em julho, respectivamente, porque junho contou com um dia útil a mais, com o Dia dos Namorados e com as festas juninas.  

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista Serviços.

Mais informações:
Patrícia Gomes Baptista
Assessoria de Imprensa
pgbaptista@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287 

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.



<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de Capivari
Rua Barão do Rio Branco, 953 - Pão de Açúcar | Capivari/SP - 13360-087 - acic@acicap.com.br
Imagem Imagem