(19) 3491-1218 / (19) 99129-4849

CONSULTAS BOA VISTA SCPC - Área exclusiva aos associados

CÓDIGO    SENHA   

Impostômetro registra R$ 1,5 trilhão nesta quinta-feira (6/10), às 11h20

São Paulo, 5 de outubro de 2016. O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atinge nesta quinta-feira (6/10), às 11h20, a marca de R$ 1,5 trilhão. O valor corresponde ao total pago em impostos, taxas e contribuições pela população brasileira desde o início do ano.

Em 2015, essa mesma quantia foi registrada dia 2 de outubro. Esse atraso de quatro dias na arrecadação decorre dos efeitos da crise econômica brasileira. “A arrecadação dos cofres públicos continua caindo em virtude do processo recessivo que ainda se abate sobre a economia. Sendo assim, os governos precisam controlar seus gastos e, nesse sentido, é urgente a aprovação da PEC do Teto. Além disso, é necessário diminuir o tamanho do Estado, estimulando concessões e privatizações, para que o Tesouro obtenha novas receitas”, comenta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). “Se o governo está sentindo dificuldade quanto aos gastos, a população sente isso em dobro”.

Segundo Burti, “não há necessidade – e nem possibilidade – de aumentar impostos no País, visto que a carga tributária já é uma das maiores do mundo e tal medida apenas aprofundaria os efeitos da recessão”, complementa Burti. Ele ressalta que no Brasil paga-se muito imposto, mas pouco desse dinheiro se reverte em bem-estar social.

O Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Outros municípios se espelharam na iniciativa e instalaram seus painéis, como Florianópolis, Guarulhos, Manaus, Rio de Janeiro e Brasília. Pelo portal www.impostometro.com.br é possível levantar mais informações.

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 121 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.



<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de Capivari
Rua Barão do Rio Branco, 953 - Pão de Açúcar | Capivari/SP - 13360-000 - acic@acicap.com.br
Imagem Imagem