(19) 3491-1218 / (19) 99129-4849

CONSULTAS BOA VISTA SCPC - Área exclusiva aos associados

CÓDIGO    SENHA   

Por efeito-calendário, vendas a prazo sobem 5,9% na capital paulista, informa balanço da Associação Comercial

São Paulo, 16 de fevereiro de 2017. O movimento de vendas a prazo do comércio varejista paulistano aumentou 5,9% na primeira quinzena de fevereiro em comparação com o mesmo período de 2016. É o que registra o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Alencar Burti, presidente da entidade, explica que a alta se deve ao efeito-calendário: em 2017, o período em questão contou com um dia útil a mais. Outro fator apontado por ele é a base fraca de comparação, já que na primeira quinzena de fevereiro de 2016 houve forte retração (-18,3%) frente a 2015, resultante da crise econômica e da realização do Carnaval no período. "É um crescimento que não recupera nem um terço do que foi perdido no ano passado".

FGTS

Já as vendas à vista, de acordo com o balanço, encolheram 6,9%, mesmo com o dia útil a mais e com a base fraca de comparação – ano passado a queda no período foi de 17,5% (sobre 2015). “Essa retração decorre da perda do poder aquisitivo do brasileiro, que não tem dinheiro para comprar itens de menor valor, recorrendo, assim, para o crediário", diz Burti. "É possível que a liberação do dinheiro do FGTS melhore um pouco as vendas à vista ao longo do ano”.

Somando-se os dois sistemas – a prazo e à vista – houve um leve recuo, de 0,5%. “Essa queda pequena seria bem-vinda se não tivesse sido muito influenciada pelo efeito-calendário”, ressalta o presidente da ACSP, completando que o resultado, pontual, não pode ser projetado para o resto de fevereiro e nem para o ano.   

Variação mensal

Frente à primeira quinzena de janeiro de 2017, a primeira quinzena de fevereiro apresentou queda média de 0,6% no movimento de vendas. Isoladamente, as comercializações a prazo recuaram 2,4%, motivadas pela base forte decorrente das liquidações de início de ano. Já as vendas à vista avançaram 1,2% em função, possivelmente, do aumento na procura por produtos carnavalescos, como adereços e fantasias.

O Balanço de Vendas da ACSP é elaborado quinzenalmente com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços. 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287 ​

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região



<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de Capivari
Rua Barão do Rio Branco, 953 - Pão de Açúcar | Capivari/SP - 13360-087 - acic@acicap.com.br
Imagem Imagem