São Paulo, 16 de agosto de 2016. Entre os dias 1º e 15 de agosto, o movimento de vendas do varejo recuou 9,5% (média dos sistemas à vista e a prazo) na capital paulista, sobre o mesmo período de 2015. É o que mostra o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O resultado é termômetro do desempenho do comércio no Dia dos Pais, já que a quinzena em questão antecedeu a data comemorativa.
As vendas à vista apresentaram forte retração, de 12,7%, na mesma base de comparação. “Foram impactadas pelas quedas do poder aquisitivo e dos salários, e pela inflação alta dos alimentos, obrigando o consumidor a destinar recursos apenas a suas necessidades básicas”, avalia Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Já as vendas a prazo (-6,3%) caíram menos em razão de algumas facilidades de obtenção de crédito, como o parcelamento sem entrada – apesar de o crédito ainda estar caro e escasso.
“O resultado está dentro de nossa expectativa. A queda ainda é forte, mas há uma ligeira propensão a vermos retrações menos intensas nos próximos meses”, diz Burti. Para ele, essa tendência a leve melhora se deve à possível estabilização da confiança do consumidor. Outro fator que pode ajudar é que, a partir de agosto de 2015, as quedas se intensificaram muito, chegando à casa dos dois dígitos. Ou seja, nos próximos meses de 2016, a base de comparação anual ficará cada vez mais fraca e, assim, os números podem melhorar.
Comparação com julho
O Balanço de Vendas da ACSP revela que quem presenteou os pais no último domingo optou por produtos de menor valor e comprados à vista, como roupas, calçados e itens de uso pessoal. Isso porque as comercializações à vista aumentaram 11,4% na primeira quinzena de agosto em relação à primeira quinzena de julho. Porém, esse resultado é sazonal - já que julho não contou com data comemorativa – e está abaixo da média para esta época (+13%).
As vendas a prazo recuaram 3% na mesma base de comparação, mostrando que os pais não ganharam presentes duráveis, de maior valor e comercializados a crédito. “O consumidor não quer novas dívidas”, frisa o presidente da ACSP.
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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 121 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região