(19) 3491-1218 / (19) 99129-4849

CONSULTAS BOA VISTA SCPC - Área exclusiva aos associados

CÓDIGO    SENHA   

Vendas do Dia dos Pais caem 9,5%, aponta balanço da Associação Comercial de São Paulo

São Paulo, 16 de agosto de 2016. Entre os dias 1º e 15 de agosto, o movimento de vendas do varejo recuou 9,5% (média dos sistemas à vista e a prazo) na capital paulista, sobre o mesmo período de 2015. É o que mostra o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O resultado é termômetro do desempenho do comércio no Dia dos Pais, já que a quinzena em questão antecedeu a data comemorativa.

As vendas à vista apresentaram forte retração, de 12,7%, na mesma base de comparação. “Foram impactadas pelas quedas do poder aquisitivo e dos salários, e pela inflação alta dos alimentos, obrigando o consumidor a destinar recursos apenas a suas necessidades básicas”, avalia Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).  

Já as vendas a prazo (-6,3%) caíram menos em razão de algumas facilidades de obtenção de crédito, como o parcelamento sem entrada – apesar de o crédito ainda estar caro e escasso.

“O resultado está dentro de nossa expectativa. A queda ainda é forte, mas há uma ligeira propensão a vermos retrações menos intensas nos próximos meses”, diz Burti. Para ele, essa tendência a leve melhora se deve à possível estabilização da confiança do consumidor. Outro fator que pode ajudar é que, a partir de agosto de 2015, as quedas se intensificaram muito, chegando à casa dos dois dígitos. Ou seja, nos próximos meses de 2016, a base de comparação anual ficará cada vez mais fraca e, assim, os números podem melhorar.  
  

Comparação com julho

O Balanço de Vendas da ACSP revela que quem presenteou os pais no último domingo optou por produtos de menor valor e comprados à vista, como roupas, calçados e itens de uso pessoal. Isso porque as comercializações à vista aumentaram 11,4% na primeira quinzena de agosto em relação à primeira quinzena de julho. Porém, esse resultado é sazonal - já que julho não contou com data comemorativa – e está abaixo da média para esta época (+13%).

As vendas a prazo recuaram 3% na mesma base de comparação, mostrando que os pais não ganharam presentes duráveis, de maior valor e comercializados a crédito. “O consumidor não quer novas dívidas”, frisa o presidente da ACSP. 

 

Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287  

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 121 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região



<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de Capivari
Rua Barão do Rio Branco, 953 - Pão de Açúcar | Capivari/SP - 13360-000 - acic@acicap.com.br
Imagem Imagem